domingo, 29 de junho de 2008

Trabalho - Tênis

Roberta nº 35 série: 2ºB
Resumo:

O tênis é um esporte jogado com uma raquete e uma bola, por duas pessoas (simples) ou quatro (duplas), em uma quadra retângular dividida por uma rede. O tênis pode ser realizado em quadras abertas ou fechadas e tem o objetivo de fazer com que bola atravesse a quadra adversária. Suas principais regras são simples e objetivas assim como suas técnicas. O tênis não é um esporte elitizado como o hipismo, mas ainda é de acesso a algumas pessoas. Mas esse esporte vem alcançando cada vez mais espaço na sociedade, muitas pessoas estão se interessando por este esporte, e muitas delas influenciadas por jogadores brasileiros como o Guga, as pessoas estão buscando locais onde possam realizar esse esporte, locais que estejam abertos para receber a comunidade com os aparelhos necessários para jogá-lo. Ele vem se tornando cada vez mais acessível porque os preços dos aparelhos, como a raquete, por exemplo, pode ser encontrada a um preço mais acessível(pode ser encontrado esse e outros produtos nacionais o que diminui o seu valor, pois antes só se encontrava importados fazendo com que seu preço se torne mais caro).
A principal diferença para este esporte para deficientes físicos (cadeirantes), é com relação as regras onde a bola pode quicar duas vezes no chão. Outro fator muito interessante ainda se tratando das regras é que a cadeira de rodas adaptada do jogador também é considerada como sendo parte do corpo do jogador e no caso do jogador ser tetraplégico não podendo levantar a bola para o saque é permitido que outra pessoa levante a bola para o jogador deficiente.
Opinião:

Este trabalho nos proporcionou uma nova visão sobre o esporte denominado tênis e sobre as pessoas que o praticam, pois não são só pessoas normais que a exercem, mas também pessoas portadoras de deficiência física. A partir deste trabalho ficou visível que todos nós devemos praticar o esporte que seja, pois além de fazer bem a saúde faz bem para as nossas cabeças, este e qualquer outro esporte serve como uma terapia mental na qual todos que a praticam saem ganhando. Devemos nos inspirar no exemplo desses deficientes, vermos que a nossa vida em comparação com a de muitos, é ótima. Nós poderíamos parar de reclamar, de como a vida tem sido difícil e injusta e correr atrás dos nossos objetivos, pois até um deficiente físico busca uma melhora de vida física e psíquica. Nós não devemos permanecer parados em frente da televisão ou do computador, não devemos viver uma vida sedentária, pois não temos argumentos para isso (até os deficientes praticam). Nós devemos agradecer imensamente a Deus não só por ter nos dado a vida, mas por ternos dado-a com saúde. Finalizando, o tênis é um esporte abrangente, onde todas pessoas podem praticá-lo, seja uma pessoa totalmente saudável ou com alguma deficiência física, só fica meio difícil para as pessoas que não tem dinheiro para podem ir a um clube, ou outro local para praticá-lo, pois são poucos os locais totalmente equipados para atender essas pessoas, temos esperança de que essa realidade irá mudar um dia, agradecendo esta oportunidade, finalizo mais esta etapa do trabalho.