quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Conclusão Jéssica Vígilio nº20 2ºB

Treinamento físico tem o objetivo de manter uma boa forma das pessoas, através desse treinamneto físico as pessoas condicionam seu corpo praticando o esporte, vive melhor, tem a diminuição de gordura, aumnetando a flexibilidade, tendo a melhora de capacidades aeróbica e anaeróbica, ou seja, melhorando seu condicionamento físico geral.
Notreinamento físico encontramos também as capacidades aeróbica e anaeróbica, resistência muscular, velocidade, agilidade e força:
Aeróbica- é a capacidade que o organismo tem de captar, transportar e utilizar o óxigênio, o óxigênio consumido no metabolismo da célula muscular aumenta proporcionalmente à intensidade de esforço físico.
Aenaróbica- é a capacidade em produzir energia no sistema anaeróbico, ou seja, processo que ocorre na ausência do ar e do óxigênio.
Resistência muscular- é diminuit a carga e executar um elevado número de repetições.
Velocidade- é a máxima rapidez de movimento que pode alcançar, sua capacidade com base na mobilidade dos processos do sistema nervoso, muscular e da capacidade de desenvolvimento da força muscular, de completar ações motoras, sob determinadas condições, no menor tempo.
Agilidade- é a movimentação do corpo no espaço, ou seja, movimnetos que incluam trocas ou sentido e direção. Tem a capacidade de executar exercícios com maior sobrecarga e menores repetições.
Força- é executar exercícios com a maior sobrecarga e menores repetições. Para isso, devem-se usar repetições mais lentas.

Conclusão Jennifer nº19 2ºB

O treinamneto físico tem por objetivo manter a boa forma das pessoas, para poder praticar esportes, e ter uma ótima saúde, diminuindo o percentual de gordura e aumentando a flexibilidade.
Aeróbica- é a capacidade do coração, pulmões, de sistemas vasculares ou entregar óxigênio para os músculos em trabalho.
Anaeróbica- são as capacidades para esforços intensos.
Velocidade- é a máxima rapidez de movimento que pode ser alcançad.
Agilidade- é a capacidade que um atleta tem em se movimentar de um lugar para o outro, movimentos que enganam seu adversário.
Força muscular- fazer exercícios com maior sobrecarga e menos repetição, para isso, devem-se usar repetições, mais lentas.
Resistência muscular- diminuir a carga e executar um elevado número de repetição.

Conclusão: Fernanda nº14 2ºB

Atráves desse trabalho pude observar que o treinamento físico tem como objetivo manter a boa forma das pessoas melhorando o condicionamento físico geral.
Aeróbica é a capacidade que o organismo tem de captar, transportar e utilizar o óxigênio aumnetando proporcionalmente a intensidade de esforço físico.
A capacidade anaeróbica é produzir energia no sistema anaeróbico e é a capacidade para esforços, intensos.
Velocidade é a máxima rapidez de movimento que pode ser alcançada.
Agilidade é a capacidade de executar movimentos rápidos e ligeiros com mudanças de direção.
Força muscular é executar exercícios com maior sobrecarga e menos repetições e resistência muscular é diminuir a carga e executar um número elevado de repetições.

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Treinamento Físico





























































Sumário

· Introdução
· O que é treinamento físico?
· O que é capacidade aeróbica?
· O que é capacidade anaeróbica?
· O que é resistência anaeróbica alática?
· O que é resistência anaeróbica lática?
· O que é velocidade?
· O que é velocidade de deslocamento?
· O que é velocidade de movimentos?
· O que é velocidade de reação?
· O que é força?
· O que é força dinâmica?
· O que é força estática?
· O que é velocidade explosiva?
· O que é agilidade?
· O que é flexibilidade?
· O que é resistência muscular?
· Conclusão
· Bibliografia
Introdução

Esta prévia do trabalho tem como objetivo deixá-lo ciente dos assuntos aqui a serem tratados e dos elementos que o constitui. Poderá ser observado e constatado neste trabalho que todo os tópicos questionados, juntamente com suas definições estão distribuídos de forma organizada e da maneira mais clara possível. O trabalho através de inúmeras pesquisas busca trazer de forma objetiva e simplificada seu conteúdo. Sendo assim, o trabalho irá tratar do treinamento físico e das habilidade que através dele são adquiridas. Neste trabalho organizado em forma de blog, poderá também ser observado o emprego ilustrações, que ajudarão a compreendê-lo melhor e de uma maneira mais simples.
Por fim, esta oportunidade concebida não só a mim, mas também á todos os alunos, foi e está sendo muito bem aproveitada. Espero que o trabalho aqui apresentado satisfaça todos os objetivos propostos e que seu contexto de forma geral seja bem compreendido, para que possa assim ser melhor desfrutado e apreciado pelo leitor, e para que possa haver um aproveitamento total pelos que o realizaram.

O que é treinamento físico?

O treinamento físico engloba todas as atividades que posteriormente serão tratadas. Os programas de atividade física sem finalidade competitiva compreendem todas as práticas físico-desportivas que, sem buscar o máximo de rendimento das qualidades trabalhadas, contribuem para a criação de hábitos de vida saudáveis (modificação da dieta, redução ou abandono de hábitos tóxicos) que tendem a melhorar a saúde.
Já para os atletas, o treinamento físico é a base para o treinamento, é através dele que os atletas condicionam seu corpo para a prática esportiva, aumentando força e massa muscular, diminuindo o percentual de gordura, aumentando a flexibilidade, melhorando as capacidades aeróbica e anaeróbica, enfim melhorando seu condicionamento físico geral.

O que é capacidade aeróbica?

É a capacidade de sustentar um exercício que proporcione um ajuste cárdio-respiratório e hermodinâmico global ao esforço, realizado com intensidade e duração aproximadamente longas, onde a energia necessária para realizar o exercício vem principalmente do metabolismo oxidativo.
A evolução da resistência aeróbica provoca os seguintes resultados nos atletas: aumento do volume do coração, aumento do número de glóbulos vermelhos e da taxa de oxigênio transportado pelo sangue, uma capilarização melhorada nos tecidos resultando numa melhor difusão de oxigênio, aperfeiçoamento dos mecanismos fisiológicos de defesa orgânica, redução da massa corporal, melhora da capacidade de absorção de oxigênio, redução da freqüência cardíaca no repouso e no esforço, diminuição do tempo de recuperação, pré-disposição para um ótimo rendimento no treinamento de resistência anaeróbica e aumento na capacidade dos atletas para superar uma duração nas sessões de treinamento.

O que é capacidade anaeróbica?

É a qualidade física que permite sustentar o maior tempo possível uma atividade física numa situação de débito de oxigênio. É a capacidade de realizar um trabalho de intensidade máxima ou sub-máxima, com insuficiente quantidade de oxigênio durante um período de tempo inferior a três minutos. O desenvolvimento da resistência anaeróbica em atletas profissionais possibilita o prolongamento dos esforços máximos mantendo a velocidade e o ritmo do movimento, mesmo com o crescente débito de oxigênio, da conseqüente fadiga muscular e o aparecimento de uma solicitação mental progressiva.
A melhoria dessa resistência está relacionada aos seguintes efeitos e características nos atletas: aumento das reservas alcalinas do sangue, aumento da massa corporal, melhoria da capacidade psicológica, aperfeiçoamento dos mecanismos fisiológicos dos mecanismos fisiológicos de compensação.

O que é resistência anaeróbica alática?

É a mobilização energética sem utilização do oxigênio, em um espaço de tempo de 0 a 10 segundos, utilizando o fosfogênio como fonte de energia imediatamente disponível para o músculo.

O que é resistência anaeróbica lática?

São estímulos de 10 segundos a 2 minutos, utilizando a quebra do glicogênio muscular com rapidez com uma taxa respectivamente alta de formação de lactato.

O que é velocidade?

Velocidade é a qualidade física particular do músculo e das coordenadas neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos que, em seu encadeamento, constituem numa só ação, de uma intensidade máxima e de duração breve. A velocidade pode ser encontrada de vários tipos, de várias formas, sendo elas:

O que é velocidade de deslocamento?

Depende tanto da freqüência quanto da amplitude do movimento, pois a freqüência esta ligada ao sistema nervoso e a amplitude ao sistema muscular.

O que é velocidade de movimentos?

É a capacidade máxima de um indivíduo deslocar-se de um ponto para outro. A velocidade de deslocamento depende do dinamismo dos processos nervosos atuantes no sistema motor e que tem como variáveis principais, as fibras de concentração rápida. Essa velocidade pode ser considerada dependente de três fatores: amplitude de movimentos, força dos grupos musculares como fatores coadjuvantes e eficiência do sistema neuromotor como fator básico.

O que é velocidade de reação?

Essa velocidade pode ser observada entre um estímulo e a resposta correspondente. Tem como base fisiológica à coordenação entre as contrações e as atividades de funções vegetativas criadoras dos reflexos condicionados. Assim a velocidade de movimento e a de reação estão ligadas diretamente à predominância das chamadas fibras de concentração rápida.
A melhor indicação para o seu desenvolvimento é o emprego de um número grande de repetições de exercícios de tempo que poderão provocar automatismos nos gestos rápidos visados.

O que é força?
Força é tudo aquilo que é capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento do corpo. É o projeto da massa pela sua aceleração F=mxa. Porém, para definir a força produzida por um músculo, ele não nos serve para incluir em uma mesma definição aos diferentes componentes (formas de manifestação) da força muscular.
Então é preciso primeiramente efetuar uma análise estrutural das diferentes maneiras de manifestação da força. Vamos á elas:

O que é força dinâmica?

É o tipo de qualidade no qual a força muscular se diferencia da resistência produzindo movimento, é a força em movimento. Quase sempre, no treinamento físico, essa qualidade é desenvolvida nas fases de preparação física geral. Ela também pode ser chamada de força máxima, força pura ou força isotônica. Essa força divide-se em dois subtipos: Força Absoluta, sendo esta o valor máximo de força que um indivíduo pode desenvolver num determinado movimento; e Força Relativa, sendo o quociente entre força absoluta e o peso corporal da pessoa.
O que é força estática?

Essa força ocorre quando a força muscular se iguala à resistência, não tendo movimento. É a força que explica o fato que ocorre a produção de calor, porém não ocorrendo movimento, sendo também conhecida como força isométrica.

O que é força explosiva?

É capacidade de exercer o máximo de energia num ato explosivo. Pode-se chamar de potência muscular. Essa força deve ser considerada em desportivo como força de velocidade, exigindo assim que os movimentos de força sejam efetuados com o máximo de velocidade.

O que é agilidade?

É a qualidade física que permite mudar a posição do corpo no menor tempo possível. Deve ser desenvolvida desde o período de preparação física geral. O tempo é uma variável importante, o que evidencia a presença da velocidade na agilidade. A flexibilidade também é um pré-requisito para o desenvolvimento da agilidade.

O que é flexibilidade?

A flexibilidade é uma qualidade física evidenciada pela amplitude dos movimentos das diversas partes do corpo num determinado sentido e que depende tanto da mobilidade articular quanto da elasticidade muscular. Em exercícios é exigido um músculo estriado ou em extensão, que deve ser máxima, desde á origem até o ponto de inserção. A musculação pode limitar a flexibilidade, mas, combinado com o trabalho de força, esse prejuízo pode ser evitado, já que não existem impedimentos para a coexistência entre flexibilidade e hipertrofia muscular nas mesmas zonas corporais. O calor auxilia bastante o trabalho que envolve flexibilidade. O treinamento dessa qualidade deve ser realizado com sessões freqüentes, sempre seguido de um aquecimento. Constatando o aparecimento de dores, deve-se interromper as sessões para que não haja qualquer tipo de lesão mais séria. O bom desenvolvimento da flexibilidade dá uma melhora na agilidade, na força e na velocidade. Auxilia também, como fator preventivo contra lesões e contorções; provoca um aumento na capacidade mecânica dos músculos e articulações, sendo assim, ocorre um aproveitamento econômico de energia durante o esforço.

O que é resistência muscular?

Existem dois tipos de resistência muscular: a muscular geral e a muscular localizada.

A resistência muscular geral é mais de um sétimo ou um sexto da musculatura esquelética total, sendo limitada pela capacidade dos sistemas respiratório, cardiovascular e pelo fornecimento de oxigênio. Ela é expressa em função do consumo máximo de oxigênio.

A resistência muscular localizada é menos de um sétimo ou um sexto da musculatura esquelética total, sendo paralelamente à resistência geral, determinada em grande parte pela força específica, pela capacidade anaeróbica e pelas limitantes da força, como: resistência de velocidade, resistência de força e resistência de força rápida, como pela especificidade das disciplinas para a coordenação neuromescular. Resumindo, a resistência muscular localizada é a capacidade que um músculo tem de realizar o maior número possível de movimentos em uma unidade de tempo.

Conclusão (Roberta Ferreira; 35; 2ºB)

Com base nas diversas pesquisas feitas sobre o treinamento físico e suas capacidades e habilidades, cheguei à conclusão de que o treinamento físico é algo que engloba uma série de outros pontos, sendo através dele possível desenvolver capacidades e habilidades. Treinamento físico é toda a atividade física que contribui ao um bom condicionamento físico, juntamente com a criação de hábitos saudáveis, sendo não só exercido por atletas profissionais ou amadores, mas por pessoas comuns que buscam uma certa qualidade de vida. Além disso, o treinamento físico desenvolve capacidades e habilidades que seriam praticamente impossíveis de adquirir de outro modo. São elas: capacidade aeróbica (é a capacidade de sustentar um exercício que proporcione um ajuste cárdio-respiratório e hermodinâmico global ao esforço, sendo realizado de forma intensa e com longa duração); anaeróbica (é a capacidade que permite sustentar o maior tempo possível uma atividade física numa situação de débito de oxigênio. Sendo que, esta capacidade anaeróbica subdividi-se em dois outros tipos, que são a resistência anaeróbica alática e resistência anaeróbica lática); Velocidade (é a habilidade física particular do músculo e das coordenadas neuromusculares que permite a execução de uma sucessão rápida de gestos. Esta habilidade também pode ser de vários tipos, sendo eles: velocidade de deslocamento, velocidade de movimentos e velocidade de reação); força (é toda causa capaz de modificar o estado de repouso ou de movimento de um corpo, porém a força também se subdivide em alguns tipos, e são eles: força dinâmica, força estática e força explosiva); agilidade (é a habilidade que permite mudar a posição de um corpo no menor tempo possível); flexibilidade (é a habilidade evidenciada pela magnitude dos movimentos das diferentes partes do corpo humano, que depende tanto da mobilidade articular como da elasticidade muscular); e resistência muscular (é o tempo máximo em que um indivíduo é capaz de manter a força isométrica ou dinâmica em alguma parte do corpo ou em várias. Esta habilidade também é subdividida em dois tipos, sendo eles: resistência muscular localizada e resistência muscular geral).
Finalizando, espero que o trabalho aqui apresentado esteja dentro dos padrões e do que foi pré-determinado em sala de aula, e que todas as informações nele contidas sejam satisfatórias e claras para uma boa compreensão.

Bibliografia

http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=3791&ReturnCatID=476
www.fisioculturismo.hpg.ig.com.br/41.htm
marciogatoso.vilabol.uol.com.br/qualidadesfisicas.html
educacaofisica.org/joomla/index.php?option=com_content&task=view&id=73&Itemid=2
www.professorchiesa.com.br/asnovequalidadesfisicasdaeducacaofisica.doc
www.educacaofisica.com.br/loja/mostra_produto.asp?produto=1560
www.guia.heu.nom.br/escreventes_qualidade_fisica.htm
www.educacional.com.br/projetos/edinf/esporte/conteudo_qualidades.asp